02/09/2010

Delicadeza


um fogo sapeca surgiu na tardinha brincando de se espalhar rapidamente. apavorou a mata e os moradores das casas da mata. o ipê desflorido acenava ao vento pra sair da brincadeira que de repente ficou séria. pessoas urgentes com baldes em punho se apresentaram de todos os cantos. aos poucos um mutirão empenhado conseguiu abafar as altas chamas que deram lugar à uma densa fumaça de fogo extinto. horas mais tarde um céu tranqüilo e estrelado respirou fundo e aliviado. uma cantoria emocionada pode ser ouvida de uma das casas. uma cantoria agradecida à delicadeza de tantos anjos. solidariedade é coisa bonita de se ver!


(SM)
tela: delicadeza de Martha Barros

10 comentários:

  1. Que texto gostoso de se ler...amei...

    Beijooo

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Luiza! isso aconteceu ontem.
    Entra no link ao lado: Ponto de Partida (blog extra extra) que tem detalhes do acontecido. Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Que Sufoco!!! Imagino como foi. Aqui na minha rocinha, vez em quando também levo estes sustos. ´Não existe humidade e as pessoas insistem em limpar o terreno com fogo. Como se fogo pudesse ir pro lado que a gente quer e não prá onde que manda o vento!
    Inda bem que prá bons corações existem bons amigos e o povo acudiu! Beijos queridos para todos.

    ResponderExcluir
  4. troquei umidade com humildade! heheh Mas valeu né?

    ResponderExcluir
  5. Ainda bem! obrigada pelo carinho! bjs.

    ResponderExcluir
  6. Chamar o fogo de sapeca transforma o fato em poesia, mas, embora dê um quadro lindo de encher os olhos, o fogo não obedece a vontades da gente. Bonito mesmo é o ajuntamento de gentes vibrando no mesmo esforço.
    E é bom ficar atento... porque calor, secura e vento, mais algumas mãozinhas inconsequentes, são uma mistura perigosa!

    ResponderExcluir
  7. Soraia, quero apenas deixar aqui algumas poucas palavras sobre a minha grande impressão sobre seu blog. Fiquei encantada, você consegue reunir a simplicidade do cotidiano às refinadas telas escolhidas através de palavras certeiras, versos "sapecas", expressões tão simples e ao mesmo tempo tão inesperadas! Torna a rotina mágica, o dia a dia lírico! Senti-me passeando pelo seus caminhos, com as palavras a fotografar o instante! Fiquei curiosa sobre o seu processo (se você escreve a partir das telas, se procura a tela "apropriada" depois que escreve, se tem uma relação de proximidade com a Martha Barros...). Enfim, se puder desvendar um pouquinho do seu segredo... Abraço e parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  8. Bella, eu que fiquei encantada com seu lindo depoimento, obrigada! sempre escrevo primeiro, aí procuro a tela apropriada, quando encontro (e sempre encontro)acho que sempre sintetiza de forma perfeita o que escrevi. A Erica já disse que um dia eu ainda esgoto o estoque... Um beijo!

    ResponderExcluir
  9. Que lindo,Soraia... muita sensibilidade, as telas "colam" nas suas palavras, sem que uma arte substitua a outra! No dia que "esgotar", publique-as com a Martha! ;)
    daria um trabalho perfeito! beijos e parabéns de novo! estarei sempre espiando você aqui!

    ResponderExcluir
  10. imagina só...
    ah, completando, às vezes uma tela me ajuda a finalizar um pensamento. bj grande!

    ResponderExcluir