29/09/2010

gotas de chuva na tarde

um bando de andorinhas se exibiu acrobaticamente no céu de nuvens alongadas pelo vento afoito. esse não demorou a levantar poeira e a revirar cabeleiras. as árvores se alvoroçaram chamando os passarinhos pra casa. e foi grande a correria (...) para receber algumas gotas de chuva na tarde.


(SM)
tela de Martha Barros: Gotas de chuva na tarde

26/09/2010

folhas da tarde












foi com ajuda da tardinha ruiva que a árvore se enfeitou toda de folhas. quando voltou do vôo distraído, o passarinho quase não a reconheceu. só ficou tranquilo depois de conferir seu ninho fofo de paina branquinha. a casa árvore antes desfolhada, já estava se preparando para, em breve, ser pousada da primavera.


(SM)
Tela: Folhas da tarde de Martha Barros

21/09/2010

conversa animada















quando abri os olhos uma luz silenciosa me espiava. gorjeios miúdos e crescentes, um bem-ti-vi ininterrupto e maritacas madrugadeiras me convenceram a descobrir a manhã que ainda dormia em nuvens fechadas. estava muito frio. mas estavam todos debaixo da minha janela numa conversa pra lá de animada. como fazem em todas as manhãs desta paisagem.



(SM)
Tela: Martha Barros/Conversa animada

02/09/2010

Delicadeza


um fogo sapeca surgiu na tardinha brincando de se espalhar rapidamente. apavorou a mata e os moradores das casas da mata. o ipê desflorido acenava ao vento pra sair da brincadeira que de repente ficou séria. pessoas urgentes com baldes em punho se apresentaram de todos os cantos. aos poucos um mutirão empenhado conseguiu abafar as altas chamas que deram lugar à uma densa fumaça de fogo extinto. horas mais tarde um céu tranqüilo e estrelado respirou fundo e aliviado. uma cantoria emocionada pode ser ouvida de uma das casas. uma cantoria agradecida à delicadeza de tantos anjos. solidariedade é coisa bonita de se ver!


(SM)
tela: delicadeza de Martha Barros